domingo, 14 de dezembro de 2014

A Elegância do Comportamento

A Elegância do Comportamento
Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.

É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.

É uma elegância desobrigada. É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca. É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros. É possível detectá-la em pessoas pontuais.

Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.

Oferecer flores é sempre elegante.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.

Sobrenome, joias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.

Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo. A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe
de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que com amigo não tem que ter estas frescuras.

Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la.
Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura.

 Henri de Toulouse-Lautrec



sábado, 13 de dezembro de 2014

OS CHÁS


A história do Chá começa na China. De acordo com a lenda, em 2737 a. C., o imperador chinês Shen Nung estava sentado sob uma árvore enquanto um servo fervia água para beber. O vento fez cair algumas folhas da água para a água fervente. O imperador, um reconhecido ervanário, decidiu experimentar a infusão que o seu servo havia criado acidentalmente. A árvore era uma camellia sinensis e a bebida resultante tornou-se o que hoje chamamos chá (verde). 


    Os primeiros europeus a ter contacto com o chá foram os Portugueses aquando da sua chegada ao Japão em 1560. No entanto, terão sido os Holandeses a trazer pela primeira vez o chá para a Europa, sendo responsáveis pela intensificação do seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos Ingleses. 



    Num ápice, a Europa começou a importar as folhas de chá, tornando-se rapidamente popular, sendo hoje, a seguir à água, a bebida mais consumida em todo o mundo.

Há várias formas de extrair as substâncias  de uma planta medicinal.

Pode-se extrair através maceração,infusão decocção  ou tisana. 
******************************************************


Reunir informações da seguistes especialistas Farmacêutica e Phitoterapica SAMIA ALLY, e NUTRICIONISTA FLÁVYA CYFER  e obtive as seguintes informações sobre os beneficios presentes nos chás.
  
Há quem diga que os chás só deve ser ingerido no inverno, descordo plenamente verão chegando e o calor  pede uma bebida bem gelada  os chás gelados além de serem diúreticos mata a sede,claro!Nada substitui a água.




          TRATAMENTOS ALTERNATIVOS.

PHITOTERAPIA

É o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. 
Deve-se observar que a definição de medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia pois não engloba o uso popular das plantas em si, mas sim seus extratos. Os medicamentos fitoterápicos são preparações elaboradas por técnicas de farmácia, além de serem produtos industrializados.

 ALOPATIA

É a medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do doente reação contrária aos sintomas que ele apresenta, a fim de diminuí-los ou neutralizá-los. Por exemplo, se o paciente tem febre, o médico receita um remédio que faz baixar a temperatura. Se tem dor, um analgésico. 

Os medicamentos alopáticos são produzidos nas indústrias em larga escala, ou em farmácias de manipulação de acordo com a prescrição médica. São os principais produtos farmacêuticos vendidos nas farmácias e drogarias.

Homeopatia

É uma palavra de origem grega que significa Doença ou Sofrimento Semelhante. É um método científico para tratamento e prevenção de doenças agudas e crônicas, onde a cura se dá através de medicamentos não agressivos que estimulam o organismo a reagir, fortalecendo seus mecanismos de defesa naturais.

O medicamento homeopático é preparado em um processo que consiste na diluição sucessiva da substância, devendo seguir todas as normas sanitárias e os cuidados para o seu uso, como qualquer outro medicamento. Os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados com segurança em qualquer idade, até mesmo em recémnascidos ou pessoas com idade avançada, desde que com acompanhamento do clínico homeopata.


                       
                       OS CHÁS

Os chás  são utilizados  na prevenção  de algumas patologias  e associados  com os medicamentos alopaticos, trabalha-se o bem estar como:saúde,beleza e o equilibrio.
Pessoas que consomem chás e café têm menos chances de desenvolver câncer no cérebro. Outra pesquisa realizada pela Universidade de Utrecht,  Holanda, (2010) analisou 40 mil pessoas e apontou que tomar xícaras de chás ou café previne o coração contra problemas cardíacos.

Quer mais benefícios? Então, saiba que os chás também ajudam na prevenção contra diabetes. É o que disseram pesquisadores em artigo para o Archives of Internal Medicine (2009). Os estudiosos analisaram 18 estudos sobre os chás e conseguiram concluir que pessoas que tomam de três a quatro xícaras de chá diminuem as chances de desenvolver diabetes tipo 2, quadro mais comum da doença.

Com o uso dos chás, busca-se o aumentar a qualidade de vida, tendo assim uma vida mais saúdavel e equilibrada e é através das plantas  que se  conquista  a beleza de dentro para fora, ou seja: a cura vem de dentro do organismo com os tratamentos de (gastrite,sinusite,gota...) para  a parte de estética corporal( emagrecimento, pele,cabelos...)
Obtendo assim uma saúde de bem estar  harmoniosa com o seu corpo. 

             Algumas propriedades dos chás


ALECRIM

É um digestivo excelente, melhor ainda do que a hortelã,  O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. 
Esse chá ainda tem ações antipasmódica e anti-inflamatória - boas para cólica renal e menstrual -, ação antifúngica - ótima para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo - e ação desintoxicante. "É um verdadeiro tônico para o fígado.




ANIS-ESTRELADO


Combate a gripe ,inclusive é aparti do anis-estrelado que é feito o estrato base do tamiflu que é um medicamento usado para combater a gripe HN1 A GRIPE SUINA.

CAPIM CIDEIRA


Essa erva é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. "É um chá ótimo para ser tomado depois das refeições por pessoas que tem problemas de digestão",são calmante, como se fosse um sedativo natural.

CHÁ DE CANELA

A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes.  ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue.  ela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação. 


Um estudo, realizado pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol. Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes, que ajudariam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez. 

CHÁ VERDE

Ele é estimulando acelera o metabolismo e emagrecedor não deve ser tomado a noite ,pois contem cafeína e podendo assim altera a qualidade do sono e nem  após as refeições pois inibe absoção de alguns nutrientes como o ferro, pois quem tem uma predisposição a ter anemia o ideal é dar uma controlada na quantidade a ser tomado, o certo seria  apois uma hora e meia apos as refeições.

ESPINHEIRA SANTA

Previne problemas gástrico e tem estudo comprovado que que a espinheira santa trada useras, gastrite ela serve para todo o trado digestiva.


CHÁ DE HIBISCO

O hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. "Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde
 o chá de hibisco aliado do combate ao excesso de peso é a ação anti-inflamatória. "A bebida ajuda a diminuir a inflamação da obesidade, que é considerada um estado inflamatório do corpo".

CAMOMILA


É uma das mais conhecidas, mas também não é para menos. A camomila alivia dores de cabeça e tem efeito calmante. Já foi comprovado em estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que a camomila é um dos aliados naturais contra a TPM. O estudo, que analisou 1.053 brasileiras, revelou que a erva e o chá de maracujá são indicados para aliviar crises nervosas e sintomas de ansiedade. Além disso, a camomila também ajuda a combater a olheira. Faça o teste: compressas de chá frio de camomila por dez minutos.

ERVA-MATE


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comprovou por meio de estudos que a erva-mate combate o colesterol ruim em até 12%. Outro estudo realizado nos Estados Unidos (2007) aponta que a erva utilizada para fazer o chimarrão no Sul do Brasil, ou o tererê (versão fria do chimarrão) no Sul da Argentina é capaz inibir o envelhecimento precoce.


CHÁ DE LIMÃO

Além de a fruta ser rica em vitamina C ela tem ação alcalinizante, ou seja, ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é como ele deve ficar. Com esse nível estabilizado, não há perda desnecessária de nutrientes e todos os sistemas do corpo atuam da forma correta, garantindo saúde plena, fazer o chá junto com a casca, porque ela tem uma ação muito forte de desintoxicação do organi
AS BÁCTERIAS NÃO GOSTA DE VIVER EM AMBIENTES ALCALINOS.




             FORMAS DE PREPARAR OS CHÁS


Há várias formas de extrair as substâncias de uma planta medicinal. Pode-se extrair através da maceração, infusão, decocção ou tisana.









 Maceração 

É um método de extração de substâncias através de um líquido em temperatura ambiente. Pode ser água ou álcool ou óleo.





Infusão ( a forma mais tradicional)


Coloca-se a erva num vasilhame adequado (não usar alumínio, plástico. De preferência usar inox, louça) e verter a água fervente em cima da erva. A água deve ser vertida bem lentamente e ao concluir tampar. Depois de 10 a 15 minutos coar e tomar morno. Para cada xícara de água usar uma colher de sopa de erva. Tomar de 3 a 5 xícaras por dia. Esta dose é para adulto.





Decocção


Neste método colocam-se as ervas no vasilhame e verte-se a água fria em cima da planta. O vasilhame vai ao fogo. Ferver de 5 a 10 minutos. Coar e tomar morno. Este método é para plantas duras ou partes da planta que são duras.

Tisana 

Este método não é indicado para extrair substâncias. Consiste em colocar a erva na água fervente. Contudo, esta forma de fazer chá não deve ser utilizada.




INALAÇÃO A VAPOR


É O MESMO PREPARO QUE A INFUSÃO, SÓ QUE AO INVÉS DE TAMPA-LO VOCÊ IRA INALAR O VAPOR.