quarta-feira, 2 de setembro de 2015

MODA E SUSTENTABILIDADE


MODA E SUSTENTABILIDADE 


Há tempos atrás havia uma grande convergência entre essas duas palavras, moda e sustentabilidade.
O Sistema de moda, já foi uns dos maiores causadores de impactos ambientais. Hoje com a evolução dos tempos e graças aos grandes avanços tecnológicos já se tem um grande respeito com o meio ambiente na área da moda.


É fundamental continuarmos a estudar e propor novas possibilidades para que esse sistema seja mais sustentável. Para isso é importante também educar o consumidor para que ele escolha produtos e serviços com menos impacto socioambiental.


“Três coisas com que lidamos todos os dias têm enorme impacto no mundo que nos rodeia: combustível (energia), alimento e moda. Os dois primeiros são hoje estudados e abordados com toda a dedicação. Está na hora de a moda nos mostrar e nos fascinar com o que é possível, nos propiciar o imperativo moral de mudar cada aspecto da produção e da nossa segunda pele. Acredito firmemente que a humanidade sabe o que fazer quando conhece a tarefa que tem em mãos. Não se poderia pedir melhor descrição do que está acontecendo e do que precisa ser feito para que a moda viabilize a vida na terra (HAWKEN apud FLETCHER, 2011, p. 5).”

Com os avanços hoje se preocupam mais com a matéria prima que transformar os tecidos, tecidos estes que são: ‪#‎Algodão‬¬_orgânicos /Fibra_de_soja /fibra_de_bagaço_de_cana_de_açúcar ‪#‎Fio_de_Garrafa_PET‬ que de fato isso se torna sustentável por que estar reaproveitando essa matéria prima.
Não há mais tanta briga entre moda e sustentabilidade no mercado, pois ambas estão se unindo para proporcionar uma boa qualidade aos seus clientes e entendendo que o meio ambiente nos tempos de hoje é o bem mais precioso que temos.
Existe hoje mercado, projeto social e ecológico como da marca HERING que produz camisetas ligadas à campanha de saúde, que também adota fios de poliste retirada da garrafa pet.
Temos também a GREENPECE que vende produtos ecologicamente corretos, com malhas de 100% algodão e tintas a tóxicas la você encontra qualidade e preço acessível.
Temos por ventura uma marca clássica muito conhecida que iniciou nos anos 60 vem marcando varias gerações que é a CANTÃO eles trabalham reaproveitando as peças que não foram vendidas e recupera de modificando forma artesanais.

A OSKLEN que em 2007 recebeu um prêmio da feshion week a tag E-FRABRICS esse premio foi referente a marca produzir tecidos ecologicamente correto.
As blusas dos uniformes dos funcionários das lojas do MUNDO VERDE também são feitos de fios de garrafa pet.
Agora dia 20 inaugura uma loja chamada ARMAZÉM na famosa rua dos BIKINES  EM CABO FRIO, a loja  é linda toda sustentável.
No Mato grosso do sul já existe ONG que faz uso de materiais sustentáveis.
Temos agora o desfile do SPFW que ira completar 20 anos de existência e celebra o processo do fazer, do artesanal ao tecnológico.
Em Ipanema no shopping 580 2°piso também tem uma loja que não lembro o nome, lá se confecciona vestidos feitos artesanalmente customizando, cada um mais lindo que outro.
Ou seja, a moda na sustentabilidade vem crescendo a cada dia que passa, é uma forma ecologicamente correta e não agride ao meio ambiente, ambas estão se unido e vendo que essa é a melhor forma que termos para um futuro melhor para as atuais e futuras gerações.

Eu amo moda, e concordo plenamente com essa onda que nada mais, nada menos se resume em economizar recursos e utilizar melhor o que temos e consumimos.
acontece é que algumas pessoas acham que por eu ser super mega natureba e ainda ter trabalhado com beleza seria impossível à conciliação, porque a ecologia e a econômica da moda entravam em atrito hoje já vimos que isso mudou e muito.

Agora como é possível a tal conciliação é simples, eu não sou escrava dela a moda, amo de paixão ver as grandes modelos desfilando nas passarelas ou em propagandas, mais o que me atrai de verdade não são exatamente as peças serem mostrada. Gosto da maneira que as modelos andam nas passarelas como elas se portam ,o seu olhar toda aquela feminilidade a postura e por aí vai... E por ultimo me atrai os Looks os mekes os acessórios em fim tudo que ajuda a compor um figurino de uma bela mulher.
Amo moda sim, só que eu aprendi a não ser escrava dela...
Sou contra a pressão que a mídia nos impõe para seguida-las, gosto sim de uma bela roupa de qualidade, odeio replicas e falsificação prefiro ir à loja do povão e comprar um pretinho básico,tenho certeza que aliada a minha postura faço o simples virar sofisticado a comprar do meu próprio dinheiro algo falsificado, não acho legal. É como comprar tênis no camelo que futuramente possa te causar danos nos ossos, sacou? Não a replicas.
Agora tem um grande porem, na minha família temos o habito de conservar as nossas roupas e por isso passamos umas para outras constantemente agora é natural que eu tenha sim usados algumas replicas por necessidade até para não ficar algo meio constrangedor já que eu tenha ganho mesmo sendo usadas no caso das replicas, mais do meu dinheiro jamais.
Depois eu aprendi que Óculos escuros sem proteção pode até te causar cegueira, espero ter dinheiro p comprar um bom, enquanto não tenho fico sem.
Primeiro que eu gosto de qualidade aprendi que o custo e beneficio no final das contas sai muito mais barato.
Agora tem momentos que não estamos em boas condições para estar usando boas marcas, até por que nem todo mundo tem dinheiro para ficar como as modelos da televisão aí é ora de usar o bom senso e procurar o que melhor e se adaptar naquele momento com algo mais barato desde que não seja prejudicial a saúde, aí é hora que entra o seu capricho e fazê-las tornarem de qualidade.

Agora tem aquilo, né! A beleza para mim vem de dentro p fora como um dinâmica como diz Maria Fernanda Cândido, - A BELEZA É ALGO DINÂMICO!
Não adianta usar uma bela bolsa da VITOR HUGO com um humor péssimo, ou extremamente acima do peso, lá vai o dinheiro todo jogado fora. Tanque haver um equilíbrio.
Agora veste uma pessoa com o seu conteúdo todo em equilíbrio como o caráter, corpo, bom gosto, simpatia tudo em harmonia, e vista ela com a loja mais barata que existe ai vemos o resultado final.
Esse foi a minha opinião sobre moda e sustentabilidade nos tempo de hoje.
Diga não a ditadura da moda e sim moda sem pressões.
Se em algum momento não puder comprar algo de marca, aprendam a costurar, a tingir a roupa,reaproveitar a customizar, pechinchar o que vale mesmo é não sofrer por que não tem condições se segui a MODA.
O excesso também não me seduz, a moda básicas livre românticas e clássicas me atraí e muito.
Isso ao me ver é ser sustentável.
Assim qualquer mulher se torna feliz INDEPENDENTE DE TER OU NÃO TER .