sábado, 4 de outubro de 2014

Os Vinhos I LOVE WHITE



O vinho...










No processo de fermentação do vinho, formam-se várias substâncias naturais que diferenciam um vinho do outro. O gosto do vinho é determinado por uma série de fatores como: o estado de maturação da uva, tipo de uva utilizada e o grau de amadurecimento e envelhecimento do vinho. A temperatura ideal para servir vinhos tintos é de 15ºC, já os brancos podem ser apreciados numa temperatura de 10ºC a 12ºC.












OS VINHOS 



O vinho é uma bebida muito antiga, consumida por diversos povos do mundo, resultante da fermentação alcoólica da uva. Ele simboliza a fertilidade, o conhecimento, o prazer, a iniciação, bem como o sagrado e o amor divino. Para além disso, devido a sua coloração, o vinho está relacionado com o sangue, e representa a poção da vida, da imortalidade considerado, acima de tudo, a bebida sagrada dos 

deuses.


ESSE É O MEU PRIMEIRO PREFERIDO.

No cristianismo o vinho simboliza o sangue de Cristo e por isso, trata-se de uma bebida sagrada.

OS GREGOS







Os tintos e a degustação

Degustação do vinho significa   beber o vinho com atenção, ou seja pois quando bebemos vinhos em uma festa ou no evento muitas das vezes tomamos sem perceber e na verdade todos os vinhos ficam muito parecidos,mas na verdade quando DEGUSTAMOS O VINHO prestamos atenção em alguns detalhes como  os aromas que ele libera  a cor  o retro gosto,partindo disso aí sim identificamos a diferença  de um bom vinho para um vinho  mais simples, ok!





A ROLHA

Na rolha já vemos um fator importante, se ela estiver molhada do lado de fora( aparte de cima) é uma sinal de que não vedo, já é um indicativo que ela não cumpriu o seu papel ou seja ela permitiu que a entrada do  oxigênio dentro do vinho fez com que  comprometesse . o mesmo.
Em alguns restaurantes o sommelier entrega a rolha para a pessoa sentir o cheiro dela, pois já cheirando-a  a pessoa já percebe se o vinho tem algum defeito ou não, fazendo assim a devolução do produto.

COMO CONSERVA-LOS

RECOMENTA-SE SEMPRE  SER CONSERVADO NA 

HORIZONTAL 





VINHOS ANTIGOS

Alguns vinhos antigos no rótulos podem indicar que vem sedimentos  o que é normal.
Se ele apresentar esses sedimentos o ideal é  deixá-los  um dia antes na vertical para esses sedimentos baixar.
Aí então você usar o decanter para  dissolver o vinho devagarzinho pra então ele tomar oxigênio e fazendo assim com que os sedimentos fique no fundo da garrafa, depois de alguns minutos deixando o vinho airar aí você pode servi-lo na taça .
O DECANTER



A COR

Depois de servido na taça, aí você vai observar em 1° lugar  a COR,transparência e limpidez  pois isso tudo já pode falar tudo sobre o vinho,  pois sem você experimentar  você já sabe se é um vinho leve encorpado.
A cor , o vinho tinto quanto mais jovem  mais vivo ele é,  é vermelho é tendente para o violáceo conforme ele vai envelhecendo ele vai passando para um tom de rubi, e por ultimo ele vai passando para um tom de tijolo   meio alaranjado pois é quando o seu vinho já estar no seu declínio da evolução, portanto o vinho tinto tem a tendência de clarear com o passar dos anos.




A LIMPIDEZ 





 Você pode colocá-lo  contra a luz ou superfície branca, e observar  se ele estar livre de sedimentos  ou turvo pois de maneira alguma ele deve estar turvo.
Também pela limpidez você consegue perceber o teor  de álcool. OS franceses chama de mernas e nós os chamamos de lagrimas  por elas já vemos a indicação de álcool no vinho.




OS AROMAS 


Os aromas são divididos em 3 tipos.
Os primários que são os aromas da uva mesmo, ou seja da própria casca.
Depois os aromas secundário que são adquirido no processo de fermentação do vinho,são alguns aromas mais diferenciados como de cereja,frutas vermelhas  etc, devido ao processo eles foram  adquirido esses aromas de forma natural.
Os terciários  são os aromas  do armazenamentos do vinho,ou seja: quando os vinhos ficam armazenados nas barricas eles ganha um novo aroma por esse processo.

O que comer com cada vinho...

Qual vinho combina com cada comida, "depende do tempero da carne e das comidas em si",juntando os 2 sabores no paladar  ai o terceiro é  imaginário. 

Peixes e frutos do mar: Como é um prato ácido, o ideal é que o vinho seja mais ácido que o prato. O vinho Sauvignon Blanc é uma boa pedida para acompanhar estas refeições. Se você for comer bacalhau, é melhor tomar com um Chardonnay ou um Pinot Noir. Um peixe preparado com ovos e condimentos fortes pede um vinho tinto, já se o tempero for à base de azeite de oliva, o melhor é um Chardonnay que passou em madeira.

Carne vermelha: Carnes bem passadas harmonizam melhor com vinhos como Merlot. Se for um churrasco gaúcho, Cabernet Sauvignon.  

Carne de frango: "Se for acompanhada de um molho mostarda, por exemplo, dá para beber um Sauvignon Blanc, que é bem refrescante", diz Maria. 

Chocolates: Para acompanhar um chocolate bem gostoso é bom harmonizar com um vinho Cabernet encorpado, com um Syrah ou até mesmo com o famoso vinho do Porto. 
Saladas: Vinhos como Chardonnay, Sauvigon Blanc e espumantes combinam bem com saladas.

Massas: "Também depende do molho. Uma massa com molho pesto pede vinhos brancos intensos como Chardonnay, já o molho bolonhesa, um Merlot ou Cabernet".

Dicionário do vinho:
Aberto: Vinho de cor clara
Acidez: Sensação de frescor que é provocada pelos ácidos do vinho. Quando um vinho ácido é bebido, ocorre imediatamente mais salivação.
Aveludado: Uva macia e com textura de veludo.
Bouquet: Aroma resultante do envelhecimento do vinho.
Corpo: Sensação tátil do vinho à boca. Sensação de peso ou “boca cheia” em função do teor extra seco.
Curto: Tipo de vinho que não deixa sabor fixo na boca.
Demi-sec: Vinho ligeiramente doce.
Fechado: Vinho jovem e recém engarrafado e que ainda não demonstra sua marca.
Frutado: Vinho com aroma de frutas.
Jovem: Vinho frutado com pouco tanino e acidez agradável. Exemplos: vinhos brancos, espumantes e vinhos brasileiros. 
Suave: Vinho com pouco corpo e álcool. 
Tanino: Substancia existente na uva que dá adstringência ao vinho.
Tânico: Vinho que tem muito tanino. 




Você sabe o que quer dizer um vinho "encorpado"?
 As principais diferenças entre os vinhos leves, medianos e encorpados. “Um vinho leve é um Pinot Noir da Patagônia ou um Gamay brasileiro, pois possui poucos taninos, moderada graduação alcoólica e é mais frutado. Já o encorpado tem componentes que aparecem mais como o tanino (que dá a sensação de adstringência, de um caqui verde), tem cor mais profunda e maior grau alcoólico. Isso não quer dizer que um vinho seja melhor que o outro, apenas que são diferentes. 


OS BENEFÍCIOS DO VINHO TINTO 

Consumo moderado, beba uma ou duas taças de vinho tinto (uma taça de 125 ml) ... a circulação do sangue ao manter os vasos sanguíneos flexíveis e limpos,ALÉM
DE COMBATER OS RADICAIS LIVRES.

                  









OS MEUS PREFERIDOS SÃO OS RASCANTES.


     


Diferenças entre champanhe, frisante e espumantes




Sabe a diferença entre champagne, frisante e espumante? Para escolher a bebida certa, entenda o que define cada tipo para não cometer gafes em eventos sociais.


Sinônimo de celebração, os vinhos espumantes são um dos principais destaques nas ceias de fim de ano. Tanto nas mais fartas como nas simples, as tradições recomendam brindar o Natal e o Ano Novo com a bebida borbulhante. Mas, se você acha que espumante, champagne e prosecco são a mesma coisa (e só muda o preço), está muito enganado.







O ESPUMANTE

é todo vinho que tem que o gás carbônico ,gás  esse  que é resultado de uma fermentação  natural, e não o gás que é adicionado a bebida.Os vinhos de boas qualidade eles tem o gás carbônico  resultado da fermentação.

Os espumantes eles tem uma preço mais acessível e sabor mais suave e adocicado. 

Todos aqueles chamados de espumantes podemos dizer que são de 2º linha, além da França nenhum outro pais conseguiu o titulo Gourme de Champanhe, somente a França produz o legítimo, o melhor e mais saboroso. Dai vem a denominação de espumantes e champanhes.

O frisante: ele também tem um gás carbônico só que numa quantidade menor.
-Sabe quando você toma aquele vinho que forma poucas bolinhas, ou seja um vinho leve.


SIDRA

Já a Sidra não é um espumante, nem vinho, nem é feito de uva. A sidra é umas bebidas fermentadas de maça, cuja graduação alcoólica varia de quatro a oito por cento em volume. Ao contrario do espumante é proveniente de uma única fermentação e tradicionalmente não é gaseificada
Sidra é mais simples e barata, sabor mais suave e adocicado,   é realmente a que está presente à mesa do povo.



O CHAMPANHE :  Ele é um vinho espumante porém esse nome  champagne  só pode ser usado quando o vinho foi produzido lá na região vinícola  de champanhe que fica na FRANÇA, fora dessa região os outros  vinhos produzidos podem ser produzidos pelo mesmo método  da mesma forma e usando  a mesmas uvas, só que eles não podem ser chamados de champanhe e sim de espumantes.
A champanhe é um fermentado feito a base de vinho que passa por duas fermentações em garrafas ou recipientes fechadas.





NO BRASIL
Bom no Brasil  os nossos vinhos produzidos aqui, que  por sinal   são de excelente qualidades e tem boas referencias e foram premiados no exterior  e são chamados de espumantes.



Compreenda as sutis diferenças entre 
enólogo, enófilo e sommelier

Enólogo: É um profissional que trabalha lá na produção do vinho, ele trabalha na vinícola e é quem decide o momento .
de plantar  quando colher e quando o vinho ta bom, tudo relacionado a produção do vinho é com o enólogo.
O profissional é formado em agronomia  e enologia.


Enófilo: seria eu ou você  todo mundo que se interessa e gosta de vinho.

Sommelier: é o profissional que trabalha nos restaurantes ou em uma loja de vinho,para ser um
Sommelier a pessoa precisa fazer uma curso na associação Brasileira de sommelier ou no SENAC para atuar nessa área 


AS TAÇAS